Aguarde...

Benvindos Foz do Arelho

Heráldica

Brasão e Bandeira - Tem a junta de freguesia da Foz do Arelho na sua posse, uma bandeira com o seu brasão, que constitui a sua representação simbólica. A sua autoria é pertença do senhor arquitecto José Benard Guedes digno secretário da Comissão Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Esta obra, desinteressadamente oferecida à comunidade da freguesia, foi inspirada na visão magnífica e espetacular da conjunção lagoa-mar que, observada do Monte do Facho,é um quadro deslumbrante que embriaga os sentidos dos visitantes chamados à contemplação da natureza. E ele é um deles. A ele se deve a gentileza de nos proporcionar o parecer da referida Comissão de Heráldica sobre o brasão e a bandeira, e ainda a explicação simbólica dos mesmos, o que nos parece de grande utilidade transcrever:

 

Texto “Um brasão, uma bandeira” de “A Foz do Arelho na Lenda e na História” do autor Jaime Umbelino

 

Brasão: escudo de verde, burelado ondeado de prata, chefe de ouro e em ponto de honra círculo entrecambado; em ponta, barco de pesca posto de proa, de ouro, realçado de vermelho, com os remos alçados, do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro, em maiúsculas: “ FOZ DO ARELHO”. Bandeira: verde. Cordão e Borlas de ouro e verde. Haste e lança de Ouro. Selo: nos termos da lei, com a legenda: ”Junta de (sic) Freguesia da Foz do Arelho - Caldas da Rainha.” Escudo de verde burelado ondeado de prata. Isto é: um ondeado de verde e prata - cores do mar em heráldica. Chefe de ouro. Chama-se chefe à parte superior do escudo que ocupa cerca de 1/3 de altura. De ouro, simbolizando o dourado do areal; Em ponto de honra. Círculo entrecambado.

 

Ponto de honra é um lugar de distinção no escudo, sensivelmente a meio na largura e sobrepondo-se à linha do chefe. Entrecambado, isto é: na parte superior toma os esmaltes - cores e metais - da parte inferior e vice-versa. Com esta peça pretende-se dar a ideia da penetração do mar na lagoa inundando os seus areais e da areia que entra pelo mar. Tudo em perfeita harmonia. Quem subir ao Monte do Facho e às arribas, poderá ter uma perfeita imagem deste admirável espetáculo. Em ponta, barco de pesca posto de proa, de ouro realçado de vermelho, com os remos alçados do mesmo. isto é, de vermelho. A ponta é o lugar inferior do escudo, sensivelmente da altura de ?. Bandeira verde, que é uma das cores existentes no escudo.”



Compartilhar titulo produto

Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.